sábado, 24 de julho de 2010

GARIMPO DE TALENTOS - Gargalharte promove oficina de teatro na Ponte de Imaruim

Buscando ampliar os horizontes de uma cultura ainda tímida em toda a grande Florianópolis, a Gargalharte Cia de Teatro, em parceria com o CCPI (Conselho Comunitário Ponte do Imaruim), de Palhoça, vai comandar a primeira oficina de iniciação teatral na comunidade. Com duração de 9 meses, a oficina vai trabalhar a cada aula a conscientização corporal, vocal e criativa dos participantes. As inscrições estão abertas até o final de julho na secretaria do CCPI.

O presidente da Cia Gargalharte, Jholl Bauer, conta que além de ensinar aos alunos os fundamentos básicos do teatro, o curso livre pretende também aproximar as pessoas no dia-a-dia. "Este curso é para todos aqueles que desejam aprimorar a sua capacidade de comunicação e qualidade de vida na convivência social do cotidiano", diz Bauer. A atuação da Cia Gargalharte em localidades com menos acessos ao teatro tem como meta a ampliação das oportunidades aos participantes. "A intenção não é formar artistas, e sim, um ser mais dinâmico e social", completa. Jholl Bauer é ator do elenco fixo da série its, que vai ao ar todo domingo as 11:30hrs pela Ric Record SC, onde interpreta o personagem Tato, um dos protagonistas da série.

O curso livre terá duas etapas, de acordo com o desenvolvimento da turma:
A primeira fase deve durar entre 4 a 5 meses, período no qual os alunos passam por uma "avaliação": Nível de interesse, disponibilidade emocional e facilidade de decorar texto.
A segunda etapa, os alunos já estarão aptos à montagem de uma peça teatral, que vai exigir a participação de todos nas diversas fases de uma encenação, levando os alunos a colaborar desde a produção, passando pela assistência de direção, figurino, cenário, até a divulgação e a administração do espetáculo. "Muitos são os alunos que nesta fase se descobrem além de bons atores, também bons cenógrafos, produtores ou figurinistas", Explica Bauer.

PRIMEIRA TURMA SERÁ FORMADA POR 12 INTEGRANTES
A Gargalharte Cia de Teatro foi oficialmente fundada em junho deste ano e quer levar para as diversas comunidades da grande Florianópolis a bagagem de todo o elenco como elemento transformador da sociedade. Para a gerente do CCPI, Maristela Truppel, a iniciativa do grupo é bem-vinda. "Um trabalho destes é sempre benéfico para a comunidade, tanto porque a oficina não vai se prender apenas a atuação, mas também se preocupa com o lado educacional dos alunos", avalia Maristela.

A primeira turma será formada por até 12 integrantes e as aulas deverão ser realizadas às quartas-feiras, na sede do CCPI. As inscrições estão abertas para todas as idades e o valor da mensalidade é de R$ 30.

Todos os participantes da oficina entrarão automaticamente para o casting de elenco da Gargalharte Cia de Teatro, e poderão ser utilizados nos diversos trabalhos realizados pelo grupo.



Fonte: Jornal Notícias do Dia 
Grande Florianópolis - quinta-feira, 22 de julho de 2010.



 
Jholl Bauer                                                                  Elenco Gargalhartiano
Presidente da Gargalharte                                                                                     

Seguidores